quinta-feira, 1 de maio de 2008

DEPUTADO POR UM DIA

Portadora de deficiência auditiva é uma das 55 deputadas por Um Dia da Assembléia gaúcha
Roberta Amaral - MTB 1001 Agência de Notícias 08:53 - 07/04/2008 Foto: Divulgação




Katiúscia Silva é aluna da 7ª série da Escola Barão de Cerro Largo, de Rio Grande
Aproximadamente 250 alunos, professores e diretores de cinco escolas das cidades de Guaíba, Ijuí, Mata, Rio Grande e Veranópolis são aguardados na Assembléia Legislativa nesta segunda-feira (7) para mais uma edição do projeto Deputado por Um Dia. O evento inicia às 8h30, com o protocolo dos projetos de lei dos parlamentares-mirins no Departamento de Assessoramento Legislativo (DAL), e se estende até o final da tarde com a apreciação e votação das propostas em plenário.
Para o presidente da Assembléia, deputado Alceu Moreira (PMDB), este é um momento único em que crianças e adolescentes podem conhecer o papel do Parlamento e ser protagonistas da sua cidadania, apresentando propostas inovadoras e transformadoras da sociedade gaúcha.
Uma das propostas que serão apresentadas na Casa é a da criação do Centro Integrado para Atendimento à Mães com Necessidades Especiais (CIAMNE), ou que estejam gestando filho acometido por algum tipo de deficiência. O projeto será apresentado pelos alunos da Escola de Ensino Fundamental Barão de Cerro Largo, de Rio Grande. Segundo a diretora, Alzira Paiva, o projeto do Partido Movimento Jovem (PMJ) nasceu da realidade da instituição que abriu suas portas para portadores de deficiência auditiva, visual e mental leve.
A escola tem aproximadamente 500 alunos, sendo que em torno de 40 são especiais. Do jardim de infância até a 4ª série, os estudantes contam com salas de aulas específicas e, a partir da 5ª série, eles são incluídos nas turmas regulares. "Nossa experiência mostrou que muitas mães do nosso município apresentam dificuldades e não têm apoio para levar a vida normalmente. Em outros casos, quando os filhos são gerados com necessidades especiais, ou eles são rejeitados ou chegam tardiamente à escola", justificou Alzira.
Dos onze deputados-mirins de Rio Grande, um é portador de deficiência auditiva e irá ocupar a tribuna do Legislativo estadual, no período de comunicações da Sessão Plenária, para contar sua história. Katiúscia da Silva Silva tem 18 anos e é aluna da 7ª Série. Ela é uma das alunas que ingressou tardiamente na Escola de Ensino Fundamental Barão de Cerro Largo, mas já demonstrou interesse na defesa de pessoas especiais e, também, na política. Além de Katiúscia, outros dois alunos com as mesmas deficiências participarão da 25ª edição do Deputado por Um Dia.
Alzira Paiva destaca, ainda, que a experiência na Assembléia Legislativa será mais uma lição de cidadania, onde os estudantes poderão opinar, aprofundar debates sobre matérias de relevância para o Rio Grande do Sul, estimular a participação de suas comunidades nos temas pertinentes à Casa e saber como funcionam os trâmites de um projeto até virar lei.
Outros projetosA Escola Municipal de Ensino Fundamental Estado do Amazonas e o Partido Democrático Jovem (PDJ), de Ijuí, irão defender a aprovação do projeto que Cria o Conselho Estadual da Mulher Educadora. Do Colégio Regina Coeli e o Partido de Ações Pela Vida da Mulher (PAPVM), de Veranópolis, virá o PL que institui o Programa de Vacinação Escolar para Prevenção do HPV.
Na Escola Estadual de Ensino Fundamental Otaviano Manoel de Oliveira Júnior e dentro do Partido Estudantil Otaviano (PEO), de Guaíba, nasceu a proposta que institui o o Movimento de Igualdade da Mulher Frente à Sociedade Atual. Por fim, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Sertão e o partido Crescendo para o Futuro (PCF), do município de Mata, irá apresentar a matéria que dispõe sobre a concessão de crédito para a mulher trabalhadora rural do Rio Grande do Sul.
Programação8h30 – Recepção às escolas participantes e recebimento dos projetos de Lei
9h – Abertura oficial no Teatro Dante Barone pelos presidentes da Assembléia Legislativa, deputado Alceu Moreira (PMDB), e da Escola do Legislativo, deputado Gilmar Sossella (PDT)
9h30 – Palestra Desmistificando a Cultura do Herói, ministrado pela presidente da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga, Diza Gonzaga
11h30 – Reunião de Líderes
12h30 – Almoço dos deputados mirins, professores e diretores com os servidores da Escola do Legislativo
14h – Sessão plenária para apreciação e votação dos projetos apresentados pelos 55 membros do projeto Deputado por Um Dia

Nenhum comentário: